Justiça – Direito de Todos

Juíza lança campanha por lei que dê amparo às vítimas da violência no país

Juíza lança campanha por lei que dê amparo às vítimas da violência no país

A juíza Sônia Maria Moroso Terres lançou ontem (14/5), na Assembleia Legislativa (Alesc), livro que relata a experiência da organização da sociedade civil de interesse público Estrela de Isabel, e campanha voltada à obtenção de assinaturas para projeto de lei de iniciativa popular, que prevê amparo a cidadãos carentes vítimas de violência.

A Estrela de Isabel foi fundada em abril de 2011 e atende a mulheres, crianças e idosos vítimas de violência, carentes e em situação de risco. A companheira de Sônia, Lilian Regina Terres Moroso, é a diretora da entidade, que atualmente conta com 103 funcionários e atende a 84 acolhidos. O livro relata a trajetória das companheiras desde o início do projeto até sua efetiva estruturação, e aborda atendimentos em casos de violência doméstica e familiar, acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e amparo a idosos.

O lançamento do projeto de lei de iniciativa popular, feito em sessão da Assembleia na tarde de ontem, teve repercussão já no primeiro dia, com mais de duas mil assinaturas colhidas. A magistrada recebeu o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da Assembleia Legislativa, em solenidade que contou com a presença dos presidentes do TJSC, desembargador Nelson Schaefer Martins, e da Alesc, deputado Joares Ponticelli.

Eles enfatizaram a oportunidade da iniciativa, ante a necessidade de regulamentação do artigo 245 da Constituição Federal, que trata do atendimento a vítimas de violência. A magistrada apontou que, 26 anos após a promulgação da Carta Magna, não há programas de atendimento a essas pessoas pelos Estados ou União. O projeto precisa de 1,5 milhão de assinaturas para ser levado a votação na Câmara e no Senado Federal. Ponticelli colocou toda a estrutura da Alesc à disposição para obtenção das assinaturas, inclusive a produção de material institucional pela Diretoria de Comunicação do órgão. O lançamento do livro foi prestigiado pela desembargadora Salete Sommariva, coordenadora da Cepevid – Coordenadoria de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar, onde Sônia Moroso atua como subcoordenadora. Sommariva destacou o perfil e o empenho da magistrada no “olhar” voltado às vítimas de crimes dolosos.

No Comments

Post A Comment